Coordenação Pedagógica: Uma função desafiadora

gestao_coordenacao_pedagogica.jpgSegundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas  ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição." Porém, o Coordenador Pedagógico além de acompanhar o professor, está acompanhando os rendimentos dos alunos, ouvindo  pais, principalmente aqueles que não aparecem na escola, como também  ouvindo desabafos seja de aluno, pai ou professor, surgindo uma outra função: o de conselheiro.  Assim, podemos observar o quanto é difícil ser hoje Coordenador Pedagógico. A sala da coordenação pode ser comparada a uma Embaixada, onde o diplomata é o coordenador, que dentre outras funções vem apasiguar as guerras entre a família e o professor. Pode ser comparada também a um forum de pequenas causas. Creio que não há a necessidade de dizer o por quê. Enfim, gerenciar conflitos. Essa é uma das grandes funções de um coordenador. Para esta função, é necessário ter habilidades em gerenciar o outro. As relações interpessoais é o ponto primordial. Saber ouvir, falar, respeitar a opinião do outro, fazem parte função.  Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades". Assim podemos entender que para inserir-se na função de coordenador, o mesmo terá que ter um perfíl de Educador. Aquele que terá como desafio primordial alinhar a escola de acordo com oprojeto político pedagógico da mesma, como também alinhar os professores para que o processo ensino aprendizagem tenha um foco efetivo diante das dificuldades encontradas no meio educativo. Alves(apud Reis,2008) reforça esta função citando:"Homens que através de sua ação transformadora se transformam.É neste processo que os Homens produzem conhecimentos, sejam os mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas." É nesta perpsctiva de ação transformadora, que a Coordenação Pedagógica deverá atuar de uma forma prática e eficaz, objetivando a qualidade na educação, tornado-a assim, efetiva através dos conhecimentos transmitidos.

BIBLIOGRAFIA

ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.: ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

 

 

 

|

Comentarios

Parabéns! ótima reflexão.
Responder

Oi Antonio parabém pelo trabalho.

Ser um coordenador pedagógico é administra sua profissão, em torno do bem estar da comunidade escolar, levando em consideração o foco do seu trabalho, que é o aluno e sua aprendizagem.

Margareth Marquetti

Responder

Escreva um comentário

Desea usar sua foto? - Inicie sua sessão ou Cadastre-se grátis »
Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar